A Foundever é uma empresa global de apoio remoto, que tem no Porto um dos principais centros de atuação. Reúne pessoas de dezenas de nacionalidades, que trabalham em várias línguas e fusos horários.
Corpo do artigo
Reconhecida em Portugal como "Great Place to Work" pelo segundo ano consecutivo, a Foundever está no Porto desde 2015. Instalada num antigo armazém da Rua do Heroísmo, a poucos metros do Museu Militar, transformado e adaptado às exigências de uma empresa do setor tecnológico e de assistência remota global, aqui trabalham quase 900 pessoas.
Há, entre outras valências, um ginásio, salas de jogos, espaços de reunião, um anfiteatro e gabinetes amplos abertos à vista de todos numa filosofia de "transparência total". Tem um sistema permanente de trabalho preparado para lidar com diversos fusos horários, consoante a nacionalidade dos clientes, e em mais de 20 línguas.
"Fazemos atendimento à distância, suporte técnico, moderação de conteúdo, retenção e aquisição, além de serviços de backoffice e, por exemplo, de processamento de transações", aponta Pedro Santos, responsável pela Foundever em Portugal. Além disso, são prestados serviços financeiros em áreas que vão da saúde ao retalho e ao comércio eletrónico.
Nascida como Sitel Group, nome que manteve desde a fundação, em 1985, até 2023, a Foundever tem sede no Luxemburgo e conta atualmente com 150 mil colaboradores em 45 países. "Diariamente realiza mais de nove milhões de interações em 60 idiomas diferentes", refere Pedro Santos.
Em Portugal, são três os centros estratégicos, dois em Lisboa, em Santos e Sete Rios, e o do Porto, na Rua do Heroísmo. "Os nossos hubs são locais que oferecem uma amplitude e profundidade de competências com elevada maturidade para serviços de contact center", acrescenta. "Damos bastante importância às questões relacionadas com a igualdade de género, daí contarmos com 52% de presença feminina", sublinha.
A Foundever tem atualmente 3384 colaboradores em Portugal, de 94 nacionalidades. A faixa etária predominante vai dos 25 aos 35 anos.