Retoma da prática na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, está dependente da colocação, pela Câmara, de mais postes.
Corpo do artigo
A iluminação da praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, para a prática de surf durante a noite foi interrompida poucas semanas depois de ter sido inaugurada, no início de setembro. A decisão foi tomada depois de os praticantes da modalidade considerarem insuficiente os postes de iluminação.
Os surfistas têm já agendada uma reunião com a Câmara para retomarem o projeto. Os postes de iluminação foram inaugurados no início de setembro, pelo então presidente da autarquia, Carlos Monteiro, tendo funcionado durante cerca de um mês.
"Na altura, a iluminação foi inaugurada de forma experimental. Ao fim de algumas semanas, chegámos à conclusão que eram necessários mais postes de iluminação, sobretudo para o período de inverno, e demos parecer negativo", explica ao JN Eurico Gonçalves, proprietário de uma empresa de surf no Cabedelo e um dos promotores da iniciativa.
Admite que a mudança do Executivo Municipal, com a saída de Carlos Monteiro e a entrada de Pedro Santana Lopes para a presidência, pode ter atrasado o processo. Segundo o surfista, não é totalmente seguro a prática de surf à noite enquanto o equipamento não estiver todo completo. "Com mais dois ou três postes já haverá segurança suficiente para retomarmos a prática noturna sem problemas", sublinha.
Os promotores acreditam que após a reunião com a Câmara, a situação será resolvida. Eurico Gonçalves não tem ainda uma data para a retoma do surf noturno, mas acredita que este regressará no início da primavera.