Um "novo ciclo" que se abre, um “filho da casa” ao leme. Francisco Ferreira tomou, este domingo, posse como comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. O subchefe de 43 anos leva 29 na corporação, para onde entrou pela mão do pai, também ele bombeiro.
Corpo do artigo
“O novo comandante é nascido e criado nesta casa com provas dadas, a quem reconhecemos qualidades de liderança e de comando”, afirmou o presidente dos Bombeiros, Renato Lapa, que deposita em Francisco Ferreira “uma enorme esperança” para vencer “os muitos desafios” que a corporação tem pela frente.
O subchefe, filho de bombeiro, pai de duas meninas de 10 e 2 anos, promete “trabalho” e “total disponibilidade”, consciente do enorme “compromisso com o serviço público” que, agora, assume.
“A liderança faz-se pelo exemplo. Ser líder é ter a humildade de ouvir e a coragem de decidir”, frisou o presidente da Câmara, Vítor Costa, saudando o homem que, pondo o interesse coletivo à frente dos interesses individuais, se tornou, desde hoje, o novo timoneiro da corporação vilacondense. O edil reconhece os desafios: é preciso “criatividade” para, num mundo diferente, “ser capaz de captar voluntários” e continuar a luta para que a importância dos bombeiros voluntários seja reconhecida pelo Estado. Garante que será aliado e parceiro.
Francisco Ferreira sucede a Miguel Moreira que, desde janeiro, assumiu o comando em regime de substituição, depois da demissão de Joaquim Gomes e dos adjuntos Sérgio Prado e David Silva, na sequência de divergências com a direção. Joaquim Gomes liderou a corporação entre maio de 2019 e dezembro de 2024. Renato Lapa é o presidente da Associação Humanitária desde março de 2018.