Francisco Porto Fernandes, estudante do Mestrado em Economia da Universidade do Porto, foi reeleito presidente da Federação Académica do Porto (FAP) para o mandato 2024/2025.
Corpo do artigo
Encabeçando a única lista candidata - Lista M - Mais Futuro, Mais Academia - Francisco Porto Fernandes foi eleito com 22 votos a favor e 4 votos em branco, num universo de 26 Associações de Estudantes que marcaram presença nas eleições.
"Os jovens precisam de esperança, esperança de uma vida melhor em Portugal. Precisam de uma nova forma de fazer política e a FAP pode, e deve, ser o motor dessa nova forma de fazer política", defende o presidente da FAP, que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no mandato anterior.
"Somos a geração das crises: da dívida pública, da pandemia e da inflação. Não conseguimos sair de casa dos nossos pais, porque o salário é menor do que a renda, não conseguimos poupar para concretizarmos os nossos sonhos e, muitas vezes, a única solução é abandonar o país à procura do nosso próprio projeto de vida", exemplifica Francisco Porto Fernandes.
Natural do Porto, Francisco Porto Fernandes é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Entre 2022 e 2023, foi Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico da FEP e o Conselho de Ação Social da Universidade do Porto. Em 2023, assumiu o cargo de vogal da direção da Federação Académica do Porto, e está pelo segundo ano consecutivo na presidência da FAP, sendo o presidente mais novo de sempre da estrutura.