
Tomada de posse decorreu na Casa da Música
Fotos: Direitos reservados
Francisco Porto Fernandes tomou posse, esta quarta-feira à tarde, como presidente da Federação Académica do Porto (FAP), numa cerimónia realizada na Casa da Música. O dirigente, reeleito para o cargo, irá cumprir o seu último mandato, tendo assumido que a criação de uma terceira residência para estudantes é um dos principais objetivos.
Com dinheiros próprios, oriundos da Queima das Fitas, a FAP já criou as residências na Bainharia e no Marquês, ambas no Porto, podendo a desejada terceira residência ter localização fora do município portuense, mais concretamente num dos concelhos vizinhos, como admitiu Francisco Porto Fernandes.
Continuar a ser uma "voz do Norte", contrariando o centralismo de Lisboa, é outro dos propósitos da Direção da FAP para 2026.
Atualmente, a Federação Académica do Porto representa mais de 80 mil estudantes. Entre as outras medidas apresentadas para o próximo ano estão o combate à desigualdade de oportunidades, a continuidade da aposta no Centro de Estudos com vista a contribuir para as políticas públicas, a defesa de um maior investimento por parte do Governo na ação social e a conclusão das obras na sede da FAP, na Rua do Campo Alegre.
Natural do Porto, Francisco Porto Fernandes é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Entre 2022 e 2023, foi presidente da Associação de Estudantes da FEP, tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico da FEP e o Conselho de Ação Social da U. Porto. Em 2023, assumiu o cargo de vogal da Direção da FAP. Irá cumprir o terceiro ano consecutivo na presidência.

