A freguesia do Bonfim foi a vencedora das Rusgas de São João. A atuação sobre a história do Campo 24 de Agosto conquistou os membros do júri.
Corpo do artigo
A freguesia do Bonfim, no centro do Porto, foi a vencedora das Rusgas de São João, uma tradição que voltou a cumprir-se na noite de sábado, com o desfile, pelas ruas, dos grupos folclóricos e associações recreativas das sete freguesias e uniões de freguesias da cidade.
Partindo de um tema histórico sobre o Campo 24 de Agosto, o Bonfim conquistou 222 pontos do júri que avaliou as atuações de todas as freguesias na Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara do Porto. Sob o tema "Bonfim e o Campo 24 de Agosto no Século XVIII", a Rusga da freguesia "prestou homenagem a um lugar com história, por onde passavam as pessoas que chegavam ao Porto e onde se criou um espaço de encontro, partilha e de descanso", refere a Câmara.
A vítória do Bonfim veio destronar a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, que perdeu a liderança alcançada nos últimos dois anos e passou para o segundo lugar, com 217 pontos. Também Campanhã desceu uma posição, ficando agora na terceira, com 201 pontos.