As freguesias rurais de Orada e de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, em Évora, vão ter extensões de saúde "completamente renovadas", que permitem melhorar os cuidados às populações, anunciou, quarta-feira, o município local.
Corpo do artigo
A renovação das duas extensões de saúde resulta de uma parceria entre o município, a Junta de Freguesia de Orada e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Segundo o presidente do município local, Ângelo de Sá, os novos equipamentos já foram instalados e entrarão em funcionamento em breve, substituindo as extensões que funcionam actualmente nas casas do Povo de Rio de Moinhos e de Orada, permitindo "melhorar os cuidados de saúde às populações das duas freguesias rurais do concelho".
Os equipamentos têm uma área de 90 metros quadrados, tendo a autarquia cedido o direito de superfície para a instalação e funcionamento da extensão de Rio de Moinhos e a Junta de Freguesia de Orada cedido igual direito de superfície para o equipamento instalado em Orada.
As extensões proporcionam aos munícipes vários cuidados de saúde, como consultas específicas de planeamento familiar, saúde materna e infantil, meios de diagnóstico, promoção da saúde com vacinação de crianças e adultos, e tratamentos a nível de pensos, injectáveis, algaliações, remoção de pontos, domicílios de enfermagem, avaliação da tensão arterial e de glicemia capilar.
Estas unidades são complementadas no concelho de Borba pela Unidade Móvel de Saúde que, desde o início de 2008, presta cuidados de saúde primários às populações das freguesias rurais, através de meios técnicos diferenciados e meios humanos disponibilizados pelo Centro de Saúde de Borba, permitindo uma maior proximidade com as populações mais isoladas e distantes, sobretudo idosos.