Um vídeo mostra uma funcionária de uma creche, em Braga, a dar uma palmada num brinquedo que uma menina pretendia usar e a agarrar e puxar o braço da criança, que imediatamente abandona o local. A instituição diz tratar-se de um "comportamento inadequado" e garante que está a "analisar com toda a seriedade a situação".
Corpo do artigo
Num e-mail dirigido aos pais, enviado esta segunda-feira ao final da tarde, a Direção do Centro Social da Paróquia de Ferreiros, onde o episódio aconteceu, refere que "tomou conhecimento da divulgação de um vídeo, gravado a partir de um edifício vizinho, no qual é visível um comportamento inadequado de uma colaboradora para com uma criança".
A instituição assegura que está a "analisar com toda a seriedade esta situação, recolhendo informações e ouvindo todas as envolvidas". "Só depois desta avaliação ponderada serão tomadas as decisões adequadas, de forma justa e responsável", assegura o Centro Social, na missiva enviada.
O texto, a que o JN teve acesso, sublinha que "a segurança, o bem-estar e a dignidade" das crianças "são, e serão sempre, a prioridade absoluta" da instituição, que garante ter "sempre portas abertas" para os pais.
"Reafirmamos o nosso compromisso com um ambiente educativo e humano de respeito, carinho e confiança, que é o que caracteriza a missão do nosso Centro Social. A nossa instituição tem sempre portas abertas. Os pais sabem que podem circular sem restrições. E continuará a ser", salienta a IPSS.
O JN tentou, mas sem sucesso, ouvir os responsáveis do Centro Social da Paróquia de Ferreiros.