Os 26 funcionários da empresa Marinhave que deram entrada em três hospitais de Lisboa, Santarém e Vila Franca de Xira por inalação de amoníaco, já tiveram alta.
Corpo do artigo
Fontes dos hospitais de Santarém, Vila Franca de Xira e de Santa Maria, em Lisboa adiantaram à agência Lusa que os funcionários foram tendo alta ao longo da noite.
Na terça-feira, 13 funcionários foram transportados para o Hospital de Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, nove para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e quatro para o Hospital de Santarém, devido a uma fuga da amoníaco ocorrida cerca das 18:20 na Marinhave, unidade de produção, abate e de comercialização de patos.
Em declarações à agência Lusa, o comandante das operações de socorro no local, Miguel Cardia, afirmou que, num total de 30 vítimas avaliadas, 26 foram encaminhadas para as três unidades hospitalares.
Os funcionários apresentavam "irritabilidade das vias respiratórias e dos olhos e má disposição".
Miguel Cardia explicou que o amoníaco é utilizado pela empresa do setor das aves no sistema de refrigeração das câmaras frigoríficas e que o incidente ocorreu na fase de embalamento e armazenamento dos animais, não afetando os animais vivos.