As famílias carenciadas do município de Ílhavo vão ter acesso a um fundo camarário integrado de apoio que será financiado com parte das verbas da integração dos Serviços Municipalizados na empresa Águas da região de Aveiro.
Corpo do artigo
Paulo Costa, vereador do pelouro de Acção Social da Câmara de Ílhavo disse ao JN que o fundo, cujo regulamento foi aprovado na ultima reunião pública da autarquia, se destina a ajudar as famílias carenciadas ilhavenses desde o apoio financeiro para a realização de obras ou ao pagamento de rendas até à comparticipação no pagamento dos condomínios ou comparticipação financeira nos consumos de água, neste caso numa percentagem que pode atingir os 90 por cento.
O fundo tem ainda uma componente de apoio à empregabilidade e destina-se também a pôr cobro aos apoios avulsos que vêm sendo concedidos às famílias mais carenciadas.
"As pessoas dirigem-se à Câmara, por exemplo, são atendidas por um técnico que faz a triagem e depois encaminha o processo para uma instituição particular de solidariedade social que passa a gerir o processo do candidato", disse ao JN o vereador Paulo Costa que salientou que a "Câmara de Ílhavo é pioneira a nível nacional com a criação do fundo integrado". "Não conhecemos mais Câmaras que o tenham", salientou.
O fundo tem uma verba inicial orçamentada de 50 mil euros que pode ser reforçada sempre que as circunstâncias o exijam.
No ano passado a Câmara de Ílhavo prestou apoio a 50 famílias no pagamento de rendas de casa e deu subsídios escolares a 500 crianças.