A morte de um elemento do coro de São Domingos provocou, domingo, o reencontro entre o pároco de Castanheira de Pera e o maestro que se queixa de ter sido afastado da direção do grupo coral por ter assumido a homossexualidade.
Corpo do artigo
5737727
Ambos estiveram nas exéquias, na igreja de Pera, e o coro foi autorizado a cantar nas celebrações, o que, no entender de alguns fiéis, pode abrir caminho uma nova via de diálogo e permitir a normal realização das comemorações pascais.
"É um intervalo na realidade, mas que permite fazer ver às pessoas que, com diálogo, talvez não se tivesse chegado ao ponto a que se chegou", declarou ao JN o maestro, João Maria, revelando que a participação do coro na missa fúnebre, celebrada ao final da tarde, foi autorizada pelo vigário-geral da diocese de Coimbra, Pedro Miranda.
5720492
Antes, pela manhã, vários elementos do grupo coral marcaram presença na eucaristia dominical na igreja de Castanheira de Pera, que foi antecipada para as 10.15 horas, por questões de agenda do sacerdote que a foi presidir. Mas desta vez, em vez de ocuparem o lugar habitual - na parte lateral direita do templo -, sentaram-se todos no banco da frente, permanecendo em silêncio, como têm vindo a fazer desde que João Maria foi afastado, devido a "falta de respeito e desobediência" para com o pároco, segundo a diocese.
No final da celebração, a que assistiram pouco mais de uma dezena de pessoas, as conversas voltaram a centrar-se no braço de ferro entre a diocese e o maestro. "Isto está a dividir a comunidade. A semana passada, não houve missa para não haver escândalo, e hoje [ontem], era para não haver outra vez. A nossa Páscoa, este ano, não vai ser igual", desabafou um mulher de meia-idade, que pediu para não ser identificada.
"O senhor padre não merecia isto, porque sempre foi amigo de toda a gente e, inclusive, ajudou muito o João Maria", afirmou, por sua vez, José Ricardo, que foi acólito, é frequentador habitual das missas dominicais e não se conforma com o que se está a passar em Castanheira de Pera.