Funicular centenário de Viana foi “elevador de ideias de negócio” por um dia
O conceito "elevator pitch" foi levado à risca, esta sexta-feira, em Viana do Castelo, com a utilização do centenário funicular de Santa Luzia, que, durante uma curta viagem, acolheu um grupo de empreendedores que tentou convencer um júri de que as suas ideias estão votadas ao sucesso.
Corpo do artigo
Sete projetos, alguns deles já materializados e a iniciar atividade, foram apresentados a contrarrelógio, com o elevador a subir ou a descer a encosta. A iniciativa foi realizada no âmbito do "Viana Tech Day", um evento organizado pela Portugal Tech Week e Dinamo10, em parceria com a Untile, Cooperativa e câmara de Viana do Castelo. Três dos candidatos foram premiados.
"É a primeira vez que se faz algo do género num elevador. É levar o conceito "elevator pitch" a um elevador. Essa é parte mais engraçada", comentou Ricardo Correia, da organização (Untile), que tratou de balizar com precisão o tempo utilizado pelos autores. "A ideia de pitch é terem um tempo limitado. Normalmente, são três minutos, mas nós aqui estendemos um pouco mais, para quatro minutos e meio. Não é para ser uma conversa, é para serem concisos e fazerem "pitch" da ideia. Isso tem muito a ver com aquilo que é a dinâmica, hoje em dia, dos negócios. Temos poucos segundos para captarmos a atenção e conseguirmos dar os dados que são necessários para que as pessoas queiram saber mais", explicou.