Tendo como ponto de partida a reabilitação do centro histórico de Guimarães, decorrerá, na quarta-feira, um debate sobre o futuro da habitação em Portugal. O evento, intitulado “Estruturas de Missão na Habitação: Uma Solução para a Crise?”, reunirá arquitetos e o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos.
Corpo do artigo
A conversa, organizada pelo GHabitar, contará com as perspetivas dos arquitetos Alexandra Gesta, Carlos Figueiredo e Manuel Correia Fernandes, que partilharão as suas experiências em projetos de reabilitação e planeamento urbano.
A eles junta-se o ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos, que trará a sua visão sobre a implementação e o impacto das estruturas de missão em contextos de urgência e excecionalidade.
Sob a moderação do arquiteto André Fernandes, o debate centrar-se-á na pertinência das Estruturas de Missão na Habitação como forma de intervenção direta do Estado para enfrentar o atual e complexo problema habitacional que o país atravessa.
Serão exploradas as vantagens e os desafios deste modelo de administração, bem como o seu potencial para acelerar soluções e implementar políticas eficazes.
O evento integra-se no ciclo “Cidade Aberta”, uma iniciativa que visa promover a discussão e a reflexão sobre temas relevantes para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nas cidades. A sessão, que começa às 18 horas, tem entrada livre e conta com o apoio da Sociedade Martins Sarmento (em cuja sede decorrerá a conversa, na Rua de Paivo Galvão) e da Universidade do Minho.