A sétima edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), que decorre até amanhã na Alfândega do Porto vai registar um recorde de 13 novidades nacionais no que aos automóveis diz respeito, a que se juntam as motos, bicicletas e soluções de carregamento.
Corpo do artigo
A Mercedes, por exemplo, escolheu o salão para mostar o EQT, um monovolume 100% elétrico, que acena às famílias que, mais do que seguir a moda dos SUV pretendem um veículo prático.
Da China surgem duas grandes novidades da BYD e da Maxus.
A primeira mostra o Dolphin, um citadino com uma boa qualidade percebida e que está homologado para 427 quilómetros de autonomia.
A Maxus, do grupo SAIC, apresenta a T90, primeira pickup elétrica do mercado, que oferece uma autonomia de 471 quilómetros, e o camião EH300 (que faz maius de 400 kms em cirtutiro urbano).
A Polestar (detida pela Volvo e pela chinesa Gelly) traz ao Porto o Polestar 3, um SUV que promete dar que falar.
Destaque, ainda, para o novo Smart #1, o Ford Expolrer, o Fuso eCanter, Honda e:Ny1, Kia EV9 (que será apresentado hoje), o Opel Astra Electric, o Peugeot E-308 e o novo Tesla Model 3.
Do lado das soluções de carregamento o SAHE foi o palco escolhido para o lançamento do primeiro Wallbox rápido, que carrega a 50kW num só veículo e permite o carregamento paralelo duas viaturas a 25kW.
José Oliveira, diretor do evento, salientou, ao JN, que "há dois fatores que contribuem para os números desta edição. É sinal da expansão que o mercado da mobilidade descarbonizada está a sentir e do trabalho realizado nas seis edições anteriores, que faz com que os expositores e sobretudo o público, cada vez mais depositem confiança em nós".
O salão pode ser visitado entre as 10 e as 20 horas e a entrada custa oito euros.