O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) vai investigar o descarrilamento do Alfa Pendular ocorrido esta sexta-feira, em Soure, distrito de Coimbra, que causou, pelo menos, dois mortos.
Corpo do artigo
12485916
Fonte do GPIAAF disse à Lusa que a equipa de investigação já está a caminho do local para dar início às investigações e apurar as circunstâncias em que se deu o acidente.
O comandante distrital da Proteção Civil, Carlos Tavares, disse anteriormente à Lusa que o descarrilamento causou dois mortos e sete feridos graves, acrescentado que todos os feridos já foram retirados das carruagens e transportados para o Hospital de Coimbra.
Segundo o comandante, há ainda 30 feridos ligeiros.
Contactada pela Lusa, a Infraestruturas de Portugal (IP) referiu que os "danos serão avultados", mas estão dependentes do inquérito do GPIAAF.
A IP acrescentou que nesta fase o importante é o auxílio aos passageiros feridos.
Segundo o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estão no local 176 operacionais, apoiados por 69 viaturas e dois meios aéreos.
O comboio seguia no sentido Sul-Norte e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, tendo o alerta sido dado às 15.30, segundo a ANEPC.