Gaia abre concurso de 4,9 milhões de euros para ampliação do Teatro Almeida e Sousa

Teatro Almeida e Sousa, em Avintes
Foto: Miguel Sousa
A Câmara de Gaia aprovou, esta quarta-feira, a abertura de um concurso público para a reconversão e ampliação do Teatro Almeida e Sousa, em Avintes, no valor de 4,9 milhões de euros.
Corpo do artigo
A abertura deste concurso público acontece depois de o primeiro ter ficado deserto, assinalou o vereador José Guilherme Aguiar que, esta quarta-feira, presidiu à reunião do executivo municipal.
Segundo a proposta, a que a Lusa teve acesso, a empreitada terá uma duração de 540 dias.
Em causa está um teatro inaugurado em 1895 na freguesia de Avintes, em Gaia, que fechou portas em 1997 e já foi alvo de vários cenários de reabilitação, nomeadamente uma obra iniciada pela comunidade local que não chegou a terminar.
Em 2018 e 2019, a propósito de procedimentos votados em reuniões camarárias, foi avançado que as obras de requalificação rondariam os 800 mil euros, mas, de acordo com a proposta agora aprovada por unanimidade, a empreitada custará agora 4,9 milhões de euros (engloba a taxa de IVA).
A compra deste teatro foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo camarário a 1 de abril de 2019, tendo por "intenção a sua recuperação para atividades que se prendem com artes de espetáculo de modo a melhor servir o meio cultural e social, concelhio e local".
O Teatro Almeida e Sousa deverá ser integrado na rede de equipamentos culturais de Gaia.

