O calendário de atividades do programa Gaia Aprende +, frequentado por milhares de crianças nas férias de verão, teve de ser reformulado devido a um atraso na aquisição de transporte para as saídas como idas à praia e visitas a outros locais.
Corpo do artigo
A alteração gerou indignação entre os encarregados de educação, mas a Câmara de Gaia garante que a questão será resolvida “muito brevemente”.
O programa nasceu no ano letivo 2015/16, no âmbito do programa “Escola a Tempo Inteiro”. O objetivo é oferecer apoio às famílias, através de um conjunto subsidiado de atividades extracurriculares para crianças e alunos do 1.º ciclo da rede pública de Gaia, ao longo de todo o ano letivo, nas interrupções letivas e nas férias de Verão.
Segundo a autarquia, na edição deste ano a maioria das atividades decorre com normalidade, tendo havido apenas problemas com as visitas externas, devido “ao atraso no procedimento relativo à aquisição de serviços de transporte”.
A forma encontrada para resolver este contratempo foi a reformulação do programa enquanto o problema não fica sanado, para “manter um conjunto de atividades estimulantes para as crianças”. As mudanças não agradaram a alguns pais. Uma das encarregadas de educação insatisfeitas mostrou-se “profundamente desiludida com o cancelamento de todas as visitas”.
“Estas atividades fazem a diferença. Alimentam a curiosidade, o entusiasmo e criam memórias felizes – tudo o que um programa de férias deveria proporcionar”, referiu, apelando aos responsáveis: “Encontrem soluções. Não deixem o verão das crianças ficar mais pobre por processos administrativos”.