O município de Gaia vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com um programa que inclui quase 40 atividades por todo o concelho.
Corpo do artigo
As inaugurações da exposição "Na sequência da Liberdade", na Casa da Presidência, e da escultura "A energia do 25 de Abril", de Paulo Neves, na rotunda norte do Nó de Santo Ovídio, deram o mote para as comemorações que vão ter sessões solenes em todas as 15 uniões e juntas de freguesia do concelho, nas quais serão entregues medalhas a personalidades e entidades com ligação à comunidade local. A primeira decorre nesta quinta-feira, pelas 21 horas, no Orfeão da Madalena.
O leque de propostas culturais oferece concertos, sessões de cinema, peças de teatro, exposições, espetáculos de dança e atividades desportivas, entre outras iniciativas.
No campo da música, haverá 19 atuações para todos os gostos até 26 de maio, passando pelas canções de intervenção, o fado ou o folclore. Em destaque está o concerto de Paulo de Carvalho, no Auditório Municipal de Gaia, no sábado, às 21.30 horas. O artista que dá voz à canção "E Depois do Adeus", a primeira senha utilizada na Revolução dos Cravos, será acompanhado ao piano.
Destacam-se ainda o Concerto dos 50 anos do 25 de Abril, protagonizado pela Banda Musical de Coimbrões, no dia 24, às 21 horas, no Salão Paroquial Santo André de Canidelo, e, no dia da Revolução, às 16.30 horas, o músico Rui David, concorrente da edição de 2018 do Festival da Canção, atua na PraÇa (Centro Cívico), nas traseiras da Câmara Municipal.
Também no dia 25, pelas 21.30 horas, o filme "Revolução (Sem) Sangue" vai ser transmitido no Cineteatro Eduardo Brazão, em Valadares. No mesmo local, amanhã, vai poder ver o documentário "Viagem ao Sol".
"Rosinha e outros bichos do mato", hoje, e "Soares é Fixe!", no dia 16, são outros dois filmes do programa. Ambos vão passar no Auditório Municipal de Gaia. Estas são algumas das 13 produções - nacionais ou internacionais e alusivas ao período revolucionário ou não - que, até 29 de maio, sempre com início às 21.30 horas, poderão ser vistas gratuitamente.
Ainda no dia 25, decorrerá uma sessão solene, às 10 horas, no Quartel da Serra do Pilar, e, pelas 16 horas, inicia-se um cortejo cívico de Abril, entre o Jardim do Morro e a PraÇa.
No que diz respeito ao teatro, destaca-se a encenação de "A noite", a primeira obra dramática de José Saramago, que será apresentada no Cineteatro Eduardo Brazão, a 24 de maio, às 21.30 horas.
Os mais pequenos também têm espaço nas comemorações e, no dia 21, pelas 11 horas, o Auditório Municipal recebe o espetáculo "O 25 contado e cantado pelas crianças", um dos "Concertos em Família” que integram a programação. No mesmo espaço, na sexta-feira, às 21.30 horas, o Coro Per Mezzo, acompanhado pela Orquestra Per Anima da Escola de Música de Perosinho, evoca temas e histórias alusivos à data.
No que toca ao desporto, salientam-se, no dia 25, a Corrida da Liberdade, com início no Largo da Costa, na Madalena, às 10 horas, e a 6ª edição da Corrida da Liberdade, no dia 28, pelas 10 horas, com partida no Cais de Gaia.
O programa completo, que ainda pode sofrer alterações, está disponível online.