O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou, em comunicado, que a autarquia vai "proibir qualquer abertura de supermercados antes das 8 horas" nos dois próximos fins de semana. O comércio local vai manter os horários normais de abertura.
Corpo do artigo
13024443
Numa nota enviada às redações, o autarca informou que, apesar de ainda não ser conhecida a decisão do Conselho de Ministros sobre o horário de abertura dos estabelecimentos comerciais, em Gaia nenhum supermercado abrirá antes das 8 horas.
"O comércio local merece as mesmas regras das grandes superfícies. Estes estabelecimentos, que pagam todos os impostos em Portugal, não podem ser discriminados face aos hipermercados. Haja respeito pelos sacrifícios das pessoas, pelo Estado de Emergência e pelo trabalho de quem está a lutar contra esta pandemia", defendeu.
Eduardo Vítor Rodrigues sublinhou ainda que "as grandes superfícies têm a obrigação de ter respeito pelo Estado de Emergência. "E o Governo, face a isto, tem obrigação de agir. O Estado de Emergência foi criado para proteger as pessoas e deve ser respeitado por todos", acrescentou.
Assim, caso não seja definida uma regra para o país em Conselho de Ministros, "ficará ao critério dos presidentes de Câmara". "E o que eu defenderei é que, no âmbito da Área Metropolitana do Porto, se crie uma regra igual para todos", concluiu.
De recordar que, na sequência das restrições de circulação impostas pelo Governo nos 121 concelhos mais afetados pela pandemia, a maioria dos supermercados Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins, vai abrir às 6.30 horas nos dois próximos fins de semana.
13028524