Gaia reativa apoio ao passe dos idosos e alarga medida a 60 mil munícipes

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes
Foto: Carlos Carneiro
O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, apresentou, nesta quinta-feira, o programa Gaia Amiga, para apoiar 60 mil idosos do concelho com viagens gratuitas ou comparticipadas nos transportes públicos. A medida foi lançada um dia depois de os vereadores do PS terem anunciado que vão propor a reativação do apoio ao passe dos idosos e um novo programa para as famílias.
Além da reposição do apoio ao passe dos idosos, os vereadores socialistas revelaram que o novo projeto Gaia + Famílias prevê o alargamento da rede de creches e de jardins de infância e a criação do táxi saúde para munícipes com mais de 65 anos.
Na conferência de Imprensa convocada na noite de quarta-feira, Luís Filipe Menezes não poupou críticas ao Executivo anterior, liderado pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues.
Acusando a anterior gestão municipal de "ser pouco competente" e de "não saber fazer contas", Menezes congratulou-se por conseguir alargar o apoio ao passe dos idosos a "cerca de 60 mil cidadãos, ao contrário dos 2500 previstos no protocolo aprovado pelo anterior Executivo em dezembro de 2024".
A medida custará ao Município cerca de quatro milhões de euros por ano, indicou o autarca. O apoio será de 100% para pensionistas com direito ao Complemento Social do Idoso, sendo que os que têm uma reforma inferior a 750 euros vão usufruir de uma comparticipação de 17,50 euros, o mesmo valor do apoio que foi suspenso.
Estes apoios serão efetuados através do novo cartão Gaia Amiga, que pode ser levantado nos serviços municipais a partir do próximo dia 15 de março e que possibilita a entrada gratuita em todos os museus e monumentos municipais.

