No total, haverá 97 postos espalhados pelo município, com o serviço a chegar a algumas freguesias pela primeira vez. Veículos com georreferenciação para prevenir abandono.
Corpo do artigo
A Câmara de Gaia vai criar mais 58 pontos de partilha de trotinetas com motor. No total, vão passar a existir 97 pontos em todo o município, sendo que as trotinetas chegam agora a novas freguesias, como São Félix da Marinha, Avintes e Vilar do Andorinho. Os novos pontos de partilha surgem em zonas próximas da praia, de estações de transportes públicos e onde há uma maior concentração de serviços e comércio.
O sistema partilhado de trotinetas foi implementado no município em 2022, tendo sido instalados 39 pontos de partilha em freguesias centrais. Agora, a Câmara vai lançar um concurso público para a implementação de mais 58 pontos, multiplicando-se o número de veículos disponíveis (não foi possível quantificar). “Este projeto visa a promoção de uma alternativa para a mobilidade, principalmente para as deslocações de curta distância, sem emissões de carbono, facilitando o acesso a áreas menos servidas por transporte público e também uma conexão sustentável com os municípios vizinhos”, sublinhou a autarquia.
Os novos pontos de partilha serão, sobretudo, em zonas de praia e de transportes, designadamente junto a apeadeiros e estações ferroviárias. Na Madalena, por exemplo, serão criados dois pontos, um na Rua do Mar, junto ao bar Daikiri, e outro na Rua do Orfeão, junto ao apeadeiro da Madalena. Já em Canidelo, vão abrir oito novos postos, sendo que haverá mais um na Avenida Beira-Mar, ao lado do Continente Bom Dia, e dois na Avenida de Afonso Albuquerque. Em Mafamude e Vilar do Paraíso, também serão criados mais oitos postos, dois deles junto a estações (um na estação de Santo Ovídio e outro na estação Rodrigo Leão). A freguesia de Santa Marinha e Afurada é a que terá mais pontos de partilha novos (12), sendo que um deles será junto ao Arrábida Shopping.
Georreferenciação
Além disso, os pontos de partilha irão chegar a mais freguesias, sendo criados quatro postos em São Félix da Marinha, quatro em Avintes e quatro em Vilar do Andorinho. “Ao aumentar o número de pontos de partilha, estima-se um maior impacto para a mobilidade sustentável de Gaia, atenta a reforçar a ligação com estabelecimentos de Ensino Superior, superfícies comerciais, espaços industriais, espaços de lazer e de desporto, locais de interesse turístico e ainda locais próximos de transportes públicos”, explicou a autarquia.
Para já, a Câmara não irá limitar a circulação de trotinetas em zonas específicas, mas não descarta essa possibilidade, podendo “delimitar zonas não circuláveis” durante a execução do novo contrato. Está prevista a georreferenciação dos equipamentos, com o objetivo de minimizar os “constrangimentos relativos ao abandono das trotinetas no espaço público”. “Em simultâneo, está prevista a diminuição da velocidade de circulação (máximo de 20 Km/h) e a realização obrigatória, pelo futuro concessionário, de ações de sensibilização”, afirma a Câmara.
A área geográfica será dividida em dois lotes. Os concorrentes poderão apresentar propostas a ambos, mas só lhes poderá ser adjudicado um. O preço-base do concurso é de 254 mil euros (incluindo IVA) e o prazo de vigência do contrato será de três anos.