
Os bilhetes para assistir à gala custam cinco euros e revertem para o Fundo Social Sanjoanino
Foto: Direitos reservados
A programação das festas do São João de Braga, que começou hoje de manhã, integra na quarta-feira à noite, a partir das 21.30 horas, no Theatro Circo, uma nova edição da Gala Sanjoanina, durante a qual será feita a estreia do espetáculo Chão.
No ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura, este momento promete uma viagem pelas sonoridades do fado, do cante alentejano e das tradições musicais que percorrem o país, do Minho aos Açores, celebrando a tradição.
“Neste encontro entre terra e canto, unem-se Braga e Ponta Delgada, Capitais Portuguesas da Cultura (2025 e 2026), e Évora, Capital Europeia da Cultura (2027), num tributo à riqueza imaterial de um povo. Entre o passado e o presente, entre raiz e identidade, Chão evoca a memória coletiva e celebra a força de um património vivo”, refere a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB).
A organização garante que este espetáculo é uma “celebração da identidade portuguesa e da força viva da tradição”. “Chão é um regresso às origens: à terra que nos sustenta, ao canto que nos une e à cultura que nos define”, vinca a AFSJB.
Com direção artística de Tiago Curado de Almeida e direção musical de Luís Pedro Madeira, o espetáculo contará com a participação de Katia Guerreiro, Miguel Moura, Daniel Pereira Cristo, Os Cantadores do Desassossego, David Pereira, Guilherme Colaço, Sofia Ramos e elementos do Rancho Folclórico de Santa Cecília (Ponta Delgada), a que se juntarão também as polifonias minhotas.
Homenagem ao mestre Veiga
A Gala Sanjoanina integrará uma homenagem especial ao mestre José Veiga, no ano em que se celebra o centenário do nascimento do artista plástico, como forma de reconhecimento do seu contributo para a cultura popular portuguesa. Durante o evento serão ainda revelados os vencedores do concurso de construção das cascatas sanjoaninas.
Os bilhetes para assistir à gala custam cinco euros e revertem para o Fundo Social Sanjoanino. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo (física e online).

