Mestre António Bessa pintou o jornalista e historiador da cidade e ofereceu-lhe de surpresa esta semana o quadro.
Corpo do artigo
"Passava aqui muitas vezes à porta do ateliê, na Rua do Almada, e via o mestre Bessa a fazer estas coisas bonitas. Nunca me passou pela cabeça que algum dia ele iria pintar o meu retrato", conta Germano Silva perante o quadro entregue em mãos pelo artistas e em que surge com o sorriso que o caracteriza, de camisa azul e de manga arregaçada e com o Porto que tanto ama como pano de fundo.
António Bessa é um dos maiores retratistas do país e hoje é conhecido de todos após ter pintado o quadro que eternizará Marcelo Rebelo de Sousa na Galeria dos Presidentes. As encomendas a partir de então não pararam de chegar e aumentaram ainda mais depois de ter feito o retrato do antigo de D. António Francisco dos Santos, o antigo bispo do Porto tão acarinhado que dará nome à ponte que ligará Campanhã a Oliveira do Douro, em Gaia.
"Foi uma surpresa. Encontrámo-nos na Biblioteca Municipal do Porto, durante a apresentação de um livro de um amigo meu, e o mestre Bessa contou-me que estava a fazer o meu retrato", conta Germano Silva. António Bessa explica a razão: "É uma pessoa que admiro muito, pelo trabalho em prol do conhecimento do Porto e é um ícone da cidade".
Retratar a alma
Fez várias pesquisas fotográficas, estudou os melhores ângulos e a luminosidade. "Foi fácil captar a personalidade do Germano", acrescenta. O cenário que rodeia o jornalista na pintura é a emblemática Ribeira, o muro dos bacalhoeiros, a Ponte Luís I e a Serra do Pilar. "Está aqui tudo sobre mim. Até esta pose é muito característica minha", observa Germano, olhando para a pintura.
Bessa fala da sua técnica. Primeiro retrata a alma do retratado, nomeadamente na pintura do rosto. Depois coloca a sua alma no resto do trabalho. "Quando chega a altura em que entro em diálogo com a obra é porque estou no caminho certo", salienta. Ao lado da pintura de Germano outros trabalhos estão também concluídos, como os retratos do cardeal D. José Tolentino Mendonça e os escritos de José Saramago. No cavalete ultima-se uma "versão moderna" da Sagrada Família.
Residente
Quando, durante uma visita ao Porto, em 2017, Marcelo Rebelo de Sousa soube do quadro pintado por António Bessa, apeou-se na Avenida dos Aliados e correu à Rua da Alegria para conhecer o mestre.
Na reitoria da UP
Uma das mais recentes encomendas é o quadro que se encontra ao cimo da escadaria da Reitoria da Universidade do Porto e que reúne Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade.
Vários clientes
Figuras da política, artes, clero e desporto estão entre os clientes, como é o caso de Pinto da Costa e do treinador José Mourinho.