<p>Ainda não foi identificado o condutor que atropelou, com gravidade, o homem de Lousada, anteontem à tarde, na "Serra de Campelos", em Barrosas, Lousada. A vítima continua nos cuidados intensivos do hospital de Penafiel, embora livre de perigo. A família está revoltada.</p>
Corpo do artigo
José Luís Costa Monteiro, de 42 anos, é um solitário que mora no lugar de Cachadinha, em Lustosa, Lousada. Pai de dois filhos já adultos, Luís está desempregado, vive sozinho, e ocupa os dias a passear a pé pelas redondezas, conseguindo a proeza de percorrer mais de uma centena de quilómetros por dia.
Anteontem à tarde, caminhava serra acima quando, por volta das 18 horas, terá sido atropelado por um condutor que se pôs em fuga. O local onde se deu o atropelamento, no Lugar da Chão, na Serra de Campelos (conhecida popularmente pela Serra da Ermida) dá acesso ao aterro sanitário de Lustosa, mas apesar de ser uma estrada muito movimentada por camiões e automóveis é um local inóspito.
José Luís terá sido colhido na berma (no sentido Barrosas - Lustosa) e o impacto causou-lhe ferimentos graves: tem diversas fracturas na zona lombar. Foi um automobilista, que ao ver o homem caído na berma, telefonou para o "112" que accionou os bombeiros de Lousada. A GNR foi alertada para o sucedido e até ontem, ao final da tarde, não havia uma pista que levasse à identificação do condutor.
A família da vítima foi apanhada de surpresa com a notícia. "Ontem à noite [anteontem] veio cá uma patrulha da GNR contar-nos o sucedido", explicou ao JN a irmã, Manuela Alexandrina Monteiro. "Fiquei muito admirada e revoltada. Isso não se faz".