A GNR recolheu e resgatou um corço adulto que foi atropelado, na quinta-feira, no concelho de Vinhais.
Corpo do artigo
Uma fonte do comando da Guarda em Bragança explicou que o animal foi localizado após um alerta para um atropelamento de um animal na Estrada Nacional 316 (EN316), próximo da localidade de Ousilhão.
“Os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local, onde procederam à sua recolha e transporte para o Centro de Recolha de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, para monitorização do estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, lê-se no comunicado da GNR.
Segundo dados facultados pela GNR, tem sido registado um aumento do número de animais e aves selvagens resgatados ou recolhidos no distrito de Bragança. Até 30 de setembro, a GNR já recolheu 37 animais, dos quais 28 eram aves. Em 2023, foram recolhidos 35 animais, nomeadamente 30 aves e, em 2022, as recolhas foram de 23 animais, sendo 19 deles aves. Muitos destes animais sobreviveram e foram restituídos à liberdade depois de terem sido acolhidos no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS/UTAD), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Centro de Interpretação Ambiental e de Recuperação Animal (CIARA).