Um septuagenário inglês que esteve perdido várias horas, durante a noite de terça-feira, na Serra do Gerês, foi resgatado na madrugada pela GNR, já depois de ter ficado incomunicável, poucos momentos depois de ter solicitado socorro.
Corpo do artigo
O homem, de 74 anos, sofreu uma entorse e cortou-se numa perna, após iniciar sozinho uma caminhada na estrada florestal da Portela de Leonte, tendo sido localizado cerca da meia-noite, junto de uma ravina perto do vale do Rio Teixeira, na freguesia de Vilar da Veiga, do concelho de Terras de Bouro.
O septuagenário estava desidratado e em estado de fadiga, tendo sido alimentado por militares do Posto da Vila do Gerês e do GIPS da GNR, bem como vigilantes da natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Foi transportado para a Cascata do Arado, onde recebeu tratamento por socorristas da Delegação de Rio Caldo da Cruz Vermelha, tendo sido conduzido a um hotel, na Vila do Gerês, onde estava hospedado.
Segundo apurou o JN, o turista inglês foi apanhado de surpresa pelo grau de dificuldade do trilho, com cerca de 20 quilómetros, além de ter começado o percurso ao final da tarde, acabando por ferir-se ao princípio da noite, o que dificultou toda a missão de busca e resgate, porque esteve quase sempre incontactável.