O Gondomar Pet Festival, primeiro certame do concelho dedicado aos animais de estimação, começou este sábado, no Pavilhão Multiusos, e termina no domingo, com 800 exemplares a concurso. Entre os participantes está um criador da raça cão de montanha Pirenéus que se inspirou na série "Bell e Sebastião", dos anos 1980.
Corpo do artigo
O Joaquim, menino, apaixonou-se logo ali, diante da caixinha mágica – na década de 1980 os televisores tinham mesmo o formato de caixa – que lhe contava a comovente história de amizade entre Bell e Sebastião, um cão de montanha dos Pirenéus que o órfão de seis anos tentava proteger do preconceito dos aldeões, para quem o corpulento animal não passava de um “demónio branco”.
O tempo correu, Joaquim Teles fez-se rapaz e homem e tornou-se professor de Educação Visual, mas a paixão de criança pela raça gigante – um macho pesa, em média, 60 quilos – e pachorrenta de Bell cresceu com ele. Tanto, que se tornou no “melhor criador português” de cão da montanha dos Pirenéus, e tem até um macho, o Killago’s, que já se sagrou campeão do mundo de beleza. Na manhã deste sábado, o criador de Paredes, de 47 anos, foi até à estreia do Gondomar Pet Festival, que decorre até domingo, no Pavilhão Multiusos, para levar a concurso Tarek e Pérola, macho e fêmea da raça dócil oriunda das montanhas que formam uma fronteira natural entre Espanha e França.