Um ano depois de ter havido mudanças no trânsito, Município de Gondomar põe autocarros a subir a artéria, mas medida é provisória.
Corpo do artigo
Fez ontem um ano que a Rua D. Afonso Henriques, na Areosa, Gondomar, passou a ter sentido único descendente, entre a Rua das Oliveiras e a Circunvalação. Mas a "mudança ousada", segundo admitia na altura o presidente da Câmara, Marco Martins, gerou grande contestação, levando o Município a admitir agora uma nova alteração: dentro de um mês, alguns dos autocarros, que estão a fazer o trajeto pela Rua dos Heróis da Pátria, vão voltar a circular na Afonso Henriques, no sentido ascendente.
Segundo Marco Martins, a mudança "será provisória [para avaliar resultados] e deverá durar pelo menos até ao final do ano".
A decisão de voltar a mexer no trânsito daquela que é uma das vias mais utilizadas do Grande Porto, surge depois de a Autarquia ter feito chegar, no mês passado, um inquérito dirigido a moradores e a comerciantes da rua, a questionar sobre como a artéria ficaria melhor no futuro.
A maioria das respostas (39%) recaiu na opção de a via continuar com o sentido único descendente com alargamentos dos passeios.
"Não somos autistas"
Todavia, "como houve uma dispersão das respostas e porque os comerciantes nos pediram muito para voltarem a ter os autocarros a subir a rua, decidimo-nos por essa opção até ao final do ano", garantiu o autarca. E acrescentou: "Este é um sinal claro de que não somos autistas e estamos atentos às queixas das pessoas, ao mesmo tempo que damos um sinal da vontade de encontrar a melhor solução para esta artéria". Comerciantes e moradores ouvidos pelo JN rejubilaram com a decisão, ainda que provisória. "A ideia das esplanadas numa das vias não resultou. Por isso, se os autocarros voltarem a passar aqui, no sentido ascendente, trarão de novo mais gente e isso é bom", disse Alexandre Nogueira. Também Isabel Ricardo, moradora da rua, ficou "satisfeita" com a notícia. "Os autocarros fazem falta aqui, que há movimento. Além de que não faz sentido irem por aquelas ruas estreitas".
Seja qual for o perfil escolhido para a artéria, Marco Martins salienta que a Rua D. Afonso Henriques "terá obras promovidas pela Águas de Gondomar para substituição de condutas, que atingirão a via, assim como os passeios". Ainda assim, essa será uma empreitada que não arrancará "antes do Natal".
DETALHES
Inquéritos
Das três opções apresentadas pela Câmara, um terço da população queria os dois sentidos de trânsito. Dos 101 comerciantes, 65 responderam. Já dos 299 moradores, só 70 enviaram a resposta.
Segunda fase
A segunda fase da empreitada, no troço da Rua de D. Afonso Henriques que ficaria com sentido único, previa alargamento dos passeios e lugares de cargas e descargas.