Henrique Gouveia e Melo vai estar em Guimarães, este sábado, para participar nas Jornadas Cívicas, organizadas pela associação Agigantar Abril. Durante a manhã, o almirante visitará a estância turística da Penha, onde a Delegação de Fuzileiros do Minho tem a sua sede e um memorial a este corpo da Armada.
Corpo do artigo
Goveia e Melo chegará à Penha por volta das 10 horas para plantar uma árvore junto à sede da Delegação de Fuzileiros, visitar o memorial deste corpo da Marinha e o santuário da Penha. A partir das 17 horas, Gouveia e Melo vai estar na Sociedade Martins Sarmento, a participar nas “Jornadas Cívicas”, organizadas pela associação Agigantar Abril, nas quais vai apresentar uma palestra sobre “Liderança em Tempos de Crise”.
A Delegação de Fuzileiros do Minho inaugurou na Penha, em junho de 2024, um memorial aos Fuzileiros. Neste local encontra-se uma âncora da Corveta João Coutinho, proveniente da Base Naval do Alfeite. A Irmandade da Penha e a Associação de Fuzileiros subscreveram um protocolo que prevê a cedência de um espaço para sede social da Delegação de Fuzileiros do Minho, assim como a cooperação nos domínios cultural e social.