
PSP tem instalado, "há vários anos", um quartel na Quinta da Bela Vista
Foto: Amin Chaar
O Governo autorizou a Polícia de Segurança Pública (PSP) a adquirir ao Estado a Quinta da Bela Vista, junto ao Estádio do Dragão, no Porto, onde tem instalado um quartel "há vários anos".
Corpo do artigo
"A aquisição assegura condições permanentes e estáveis para o funcionamento da PSP, que ocupa o edifício há vários anos, contribuindo para a otimização da gestão patrimonial do Estado e para a melhoria das infraestruturas afetas à segurança interna", refere o comunicado do Conselho de Ministros de quinta-feira.
Com a resolução aprovada na quinta-feira, esta força de segurança passa então a poder comprar o imóvel na freguesia de Campanhã à ESTAMO - Participações Imobiliárias, S.A., a empresa de capital exclusivamente público que tem por missão a gestão, venda, arrendamento e promoção de ativos imobiliários não estratégicos do Estado.
Em dezembro de 2023, o então ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro (PS), apresentou um projeto de requalificação para este complexo, fruto de um investimento de 20 milhões de euros.
O projeto, que inclui tanto a reabilitação de alguns dos edifícios como a demolição e consequente construção de novos, permitirá "dar condições de dignidade à polícia", explicou à data.
A construção da Quinta da Bela Vista remonta a 1912 e dispõe de perto de 32 mil hectares.
Atualmente, o complexo acolhe vários serviços do Comando Metropolitano da PSP do Porto, bem como as equipas de Prevenção e Reação Imediata e da força da Unidade Especial de Polícia destacada no Porto.
