O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, revelou esta sexta-feira que o Governo está à procura de linhas de financiamento para dotar as embarcações de pesca com sistemas de localização para situações de emergência.
Corpo do artigo
Manuel Pinto de Abreu, que falava aos jornalistas junto às urgências do Hospital de Leiria, onde estão a recuperar os seis tripulantes do 'Virgem do Sameiro' resgatados esta sexta-feira, informou que, em Portugal, há 500 embarcações que não têm obrigatoriedade de ter a bordo rádio-balizas de localização.
O governante disse que, em 2009, o programa 'Segurança é Viver' previa inicialmente uma verba de oito milhões de euros para suprir essa insuficiência, que seria garantida pelo projecto 'Pró Mar'.
O problema, acrescentou, é que só estavam asseguradas metade dessas verbas.
Manuel Pinto de Abreu sublinhou que esta decisão não surge apenas após o naufrágio da embarcação 'Virgem do Sameiro', mas que já estava a ser considerada anteriormente, acrescentando que será necessário eventualmente também mexer na legislação.
O secretário de Estado mostrou grande satisfação pela eficácia do sistema de busca e salvamento de hoje.
Os seis tripulantes da embarcação de pesca 'Virgem do Sameiro' foram encontrados com vida a 12 milhas, cerca de 22 quilómetros, a noroeste do cabo Mondego.
O barco, registado na Póvoa de Varzim, estava desaparecido desde terça-feira e tinha reportado pela última vez a sua localização quando se encontrava a cerca de 16 milhas a oeste da Figueira da Foz.