O Ministro da Administração Interna respondeu positivamente, este sábado, a dois pedidos do presidente da Câmara de Terras de Bouro, anunciando que vai celebrar um contrato interadministrativo com o município para a requalificação dos dois quartéis da GNR.
Corpo do artigo
José Luís Carneiro, que inaugurou o Centro Municipal da Proteção Civil local, revelou ainda que o presidente da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), Duarte da Costa, que acompanhou o governante, vai tratar da implantação na serra do Gerês de uma antena de telecomunicações, para que não haja zonas da serra, muito procuradas por turistas, sem cobertura de rede móvel. "Uma competência do Ministério do Ambiente a realizar com a cooperação do seu próprio departamento governamental", vincou.
O autarca local, Manuel Tibo, revelou ao JN que o responsável da ANEPC vai, na próxima semana, contactar a E-Redes para se preparar o projeto de ligação elétrica à futura antena. O presidente da Câmara de Terras de Bouro lembrou que o município, situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, recebe anualmente milhares de peregrinos e de turistas, muitos dos quais se aventuram em passeios pela serra, onde não há cobertura de rede móvel.
Há duas hipóteses para a colocação da antena: uma em Leonte e outra na fronteira da Portela do Homem. "Preferimos esta última localização porque é um ponto mais alto, mas tudo depende das ligações elétricas", frisou.
Na intervenção que fez durante a inauguração do Centro, Manuel Tibo lembrou que o santuário do São Bento da Porta Aberta recebeu, em 2022, mais de 1,5 milhões de peregrinos e que, no mesmo ano, a GNR e a Proteção Civil fizeram 21 operações de resgate de pessoas feridas na montanha, a que acresceram 20 buscas de indivíduos desaparecidos e dois acidentes aquáticos. Ao todo, houve quatro vítimas mortais. "Estes números, a que haverá a somar os 51 incêndios florestais ocorridos, mostram bem a importância de termos telecomunicações em todo o território", afirmou.
A antena está prometida pelo Governo desde 2016. "Em 2017, e após um grande incêndio que afetou o Parque Nacional da Peneda-Gerês, foram montadas antenas em Montalegre, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço. Terras de Bouro, que é o coração do parque, ficou de fora, sem que se saiba porquê", explicou o autarca.
Sobre as obras nos dois quartéis da GNR de Terras de Bouro, Manuel Tibo adiantou que os trabalhos de requalificação serão feitos pela Câmara e incidirão prioritariamente nos telhados e no interior dos edifícios.
Na visita de hoje, o ministro José Luís Carneiro inaugurou, ainda, no santuário do São Bento, um dos seis desfibrilhadores que a Câmara colocou nos últimos dias.