O forte granizo que caiu na tarde de quarta-feira e na madrugada desta quinta-feira provocou "grandes estragos" nos vinhedos da zona de Ervedosa do Douro, concelho de São João da Pesqueira, informou o presidente da Junta de Freguesia.
Corpo do artigo
O autarca de Ervedosa do Douro, Joaquim Monteiro, também proprietário de vinhas, disse à que o granizo, aliado às "fortes bátegas de água", deixou um "profundo rasto de destruição" em toda esta zona.
As localidades de Ervedosa, Casais do Douro e Sarvedinho foram as mais atingidas no concelho de São João da Pesqueira, uma área geográfica que se prolonga para a zona de Sabrosa, distrito de Vila Real, onde os prejuízos foram também avultados.
"Primeiro foi o granizo que tombou em toda esta corda (área geográfica ao longo do Rio Douro) que escavacou os cachos já formados e também alguns pomares de fruta, e, já perto das 5.30 horas de hoje, uma forte trovoada, com chuva forte e algum granizo, piorou muito as coisas que já estavam más", descreveu o autarca e produtor.
Joaquim Monteiro, que integra também uma associação local de produtores, avançou à Lusa que vai enviar na manhã de hoje uma carta à Direcção Regional de Agricultura para "explicar a situação e informar que os estragos não se circunscreveram à zona de Sabrosa, mas sim em toda esta corda" do Douro.
A área atingida em São João da Pesqueira não está ainda contabilizada, adiantando Joaquim Monteiro que esse trabalho deverá ser feito pelos técnicos do Ministério da Agricultura.
"Sabemos apenas que os prejuízos são grandes e atingiram essencialmente dezenas de pequenos produtores que têm na vinha a sua única ou quase única fonte de rendimento", sublinhou.
Enquanto aguardam que seja feito o diagnóstico dos estragos, os produtores da região estão a tentar "salvar a vinha, as plantas, de forma a garantir que estes estragos tenham o mínimo impacto possível na produção do próximo ano", recorrendo a alguns tratamentos.
"Onde o granizo e as enxurradas caíram, mais de 50% da produção ficou perdida em definitivo", disse ainda o produtor e autarca de Ervedosa do Douro.
Fonte da Câmara Municipal da Pesqueira assegurou que está a ser dada "toda a atenção possível" a este problema.
Sobre esta situação, questionado pela Lusa em relação à situação no concelho vizinho de Sabrosa, embora o foco do problema seja o mesmo, o presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, referiu que o granizo afetou "cerca de 50 por cento" das vinhas deste território, salientando ainda que, nesta altura, as videiras já estão com os cachos formados, o que causa ainda mais estragos.
"É mais um problema a juntar aos tantos outros que afetam os nossos viticultores", afirmou.