Uma bebé nasceu este domingo nas instalações do centro de saúde de Ponte da Barca, sem dar tempo ao transporte para a maternidade do hospital de Viana do Castelo.
Corpo do artigo
A parturiente é uma mulher de 37 anos, com três filhos, e cuja gravidez não terá tido acompanhamento médico, por razões que se desconhecem. A grávida terá procurado aquela unidade, a meio da manhã de hoje, em trabalho de parto iminente e acabou por dar à luz ali mesmo, com auxílio da equipa médica e de dois operacionais dos Bombeiros de Ponte da Barca.
A mulher, residente naquele concelho, e a bebé foram transportadas depois pela ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima, para o hospital de Viana do Castelo.
O caso foi noticiado este domingo pela "Barca FM Rádio". Ao JN, um dos bombeiros da corporação local que intervieram no parto, João Vieira, relatou que os meios foram alertados pelas 10.50 para a existência de uma mulher em trabalho de parto, no centro de saúde de Ponte da Barca. "À nossa chegada, decidimos não transportar a vítima e iniciar o parto no local, em conjunto com equipa de lá”, explicou, adiantando que "já não havia condições para fazer o transporte. "Só houve tempo mesmo de iniciar os trabalhos”, explicou, confirmando ainda que na recolha de dados dos bombeiros, "não havia historial nenhum de seguimento da gravidez”.
“A bebé nasceu sem complicações, pelo menos, no momento. Tenho 32 anos e já tinha tido saídas de trabalho de parto, mas nunca tinha passado por uma situação de parto iminente. Senti um bocado de nervosismo, mas tivemos de fazer, na mesma, o trabalho. Não havia outra solução”, comentou João Vieira, que assistiu ao parto, juntamente com a colega da mesma corporação, Dominique Torres.