Profissionais especializados na confeção de pizzas, oriundos de todo o país, prepararam a iguaria para a população, a preço simbólico. Receita de 700 euros reverte para a delegação da Cruz Vermelha.
Corpo do artigo
O Jardim do Parque do Império, em pleno centro da cidade de Mirandela, transformou-se, na segunda-feira, num restaurante ao ar livre, numa espécie de almoço comunitário onde o único prato da ementa não era a famosa Alheira de Mirandela, mas antes a pizza.
Foram colocados no centro do parque vários fornos, com uma mesa enorme, onde dezenas de "pizzaiolos" preparavam a massa e colocavam os ingredientes solicitados pelas pessoas, ao mesmo tempo que ensinavam a arte aos utentes da delegação de Mirandela da Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM).
Tratou-se do 13º encontro do Grupo dos Pizzaiolos. “Somos cerca de quatro dezenas de profissionais especializados na confeção de pizzas, oriundos de todo o país, que nos encontramos, duas vezes por ano, em localidades diferentes, para convivermos, partilharmos esta paixão comum e trocarmos ideias, sem esquecer a vertente solidária”, conta Fernando Cruz, porta voz do grupo.
“Cada um traz o tabuleiro de massas da sua pizzaria e fazemos aqui, na hora, as pizzas com um valor simbólico, porque as pessoas dão o que entendem e depois o valor angariado é para uma instituição local”, acrescenta.
Em pouco mais de hora e meia, foram confecionadas mais de 200 pizzas e a verba angariada chegou aos 700 euros, que foram entregues à delegação da Cruz Vermelha Portuguesa. “É uma iniciativa fora da caixa porque é pouco comum, mas estamos aqui com muito gosto para participar neste evento e toda a colaboração é bem-vinda”, diz Ana Lopes, presidente da delegação, revelando que a verba servirá para apoiar famílias carenciadas que estão sinalizadas pela instituição.
Desta vez, o local escolhido foi Mirandela, onde Alberto Cláudio proprietário do restaurante/Pizzaria Coliseu, foi o anfitrião. “Isto é fantástico, porque o nosso grupo diverte-se e ao mesmo tempo contribuímos para uma causa solidária”, diz este "pizzaiolo, que não tem dúvidas da crescente procura desta iguaria gastronómica. “Cada vez há mais consumidores de pizzas, porque os jovens gostam muito e cada vez tem mais saída”, garante.
A iniciativa teve o apoio da junta de freguesia de Mirandela. “Ficamos muito satisfeitos por acolher este conjunto de cozinheiros, de renome nacional, que são especialistas na confeção de pizzas, e aproveitamos para lhes disponibilizar um programa de visitas a vários locais de interesse da cidade”, adianta o presidente da junta, Luís Soares.
Em outubro, o 14º encontro já está marcado para Paredes de Coura.