Miguel Barbosa, ao volante de um CanAm SSV, ganhou, esta tarde, a SuperFinal do Guarda Racing Days deste ano batendo Carlos Fernandes, ao volante do Toyota Yaris GR.
Corpo do artigo
O segundo dia de prova do Guarda Racing Days, organziado pelo Clube Escape Livre, ficou reservado para as sessões de Warm Up, as duas mangas de competição, mais as finais que deram acesso à SuperFinal que decidiu o vencedor.
Carlos Fernandes e o seu Toyota Yaris GR ganhou o Classe A na frente de João Araújo (Mitsubishi Lancer Evo VIII) e de Francisco Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo IX). Na Classe B, Giorgino Pedroso esteve sozinho com a sua Isuzu D-Max T2, enquanto na Classe C foi José Silva (JRS Demo) o melhor na frente de António Marias (Fiat Punto).
Finalmente, na Classe D, Miguel Barbosa superiorizou-se a Luís Portela de Morais e a Nuno Rodrigues, todos aos comandos do Can-Am Maverick SSV (Single Seater Vehicule).
Entre os pilotos da Guarda, Francisco Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo IX) foi o mais rápido seguido de Diogo Caramelo (BMW E30), Fábio Cruz (BMW E30) e António Matias.
Como já é tradição no Guarda Racing Days, os vencedores de cada categoria encontraram-se para duas finais que apuraram os dois pilotos que discutiram a vitória absoluta no evento do Clube Escape Livre.
E Miguel Barbosa acabou por vencer o duelo final com Carlos Fernandes, naquela que foi a sua estreia na prova.
"Foram dois dias de competição, mas sobretudo de grande convívio entre os pilotos e comunhão com o muito público e é este tipo de provas que levam a competição automóvel aos espetadores que são muito importantes para nós pilotos e para as equipas. Foi um gosto estar aqui, diverti-me com as lutas ao longo das mangas e satisfeito por levar o troféu de vencedor para casa", afirmou o piloto.
Por seu turno, Carlos Fernandes estava satisfeito com o segundo lugar "pois seria difícil bater o SSV e arriscar mais poderia significar estragar a festa. Adotamos um ritmo que nos permitiu chegar à SuperFinal e mostrar como o Yaris GR é um carro competitivo.
"Foi um gosto participar nesta prova com tanta gente a assistir e saímos daqui satisfeitos com a nossa prestação num circuito exigente, mas muito divertido", referiu o piloto.
Destaque, ainda, para Fernando Peres que esteve presente com o seu Mitsubishi Lancer Evo. O piloto Campeão de Portugal de Ralis fez um excelente tempo no "warm up" e prometia lutar pela vitória na Classe A e na Finalíssima, mas foi surpreendido por um turbo partido que o deixou fora de prova.
Porém, Fernando Peres deitou mão ao carro de reserva e, mesmo não podendo competir por não ter verificado esse Mitsubishi, levou a felicidade a uma mão cheia de sortudos que puderam fazer umas voltas a seu lado e sempre em ritmo de competição.
Muito público
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, declarou no final que "uma vez mais, o Guarda Racing Days colocou bem alto o nome da cidade e trouxe até nós muitos forasteiros o que tem efeito na economia local e na divulgação da cidade e da região".
O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, destacou o "enorme sucesso" da prova, "com muito público, máquinas e pilotos que nos fizeram vibrar ao longo dos dois dias de competição".
"Um sucesso que cresce de ano para ano e que em 2023 teve um campeão, Miguel Barbosa, a ganhar aquela que já é por muitos considerada como "A Corrida dos Campeões"", concluiu Luís Celínio.