A aldeia de ruas estreitas, que vai ser cenário, está um reboliço. Há tratores e um helicóptero a transportar equipamentos para o castelo e seguranças. Em segredo.
Corpo do artigo
14159281
A Quinta da Pedra Grande, em Monsanto, Idanha-a-Nova, um alojamento com 14 quartos, vai ser ampliada. A proprietária, Olga Figueira, antevê um aumento de turistas quando for emitida na televisão a prequela "House of the Dragon" da "Guerra dos Tronos" que vai ser gravada, de 26 a 30 deste mês, dentro das muralhas do castelo, onde tudo se vai passar mas onde nada se vai poder ver. O acesso está interditado e o castelo está rodeado por enormes rochas, que caracterizam a típica aldeia beirã.
Um estádio-armazém
Monsanto parece um filme. Pelo movimento, muito provocado pelos acessos difíceis, de ruas estreitas e íngremes, até ao castelo. Ali não passam camiões, nem sequer carrinhas. São tratores e veículos quatro por quatro a levar "às costas" o equipamento de filmagem para o local das cenas. Há um helicóptero da Força Aérea Portuguesa com paraquedistas que faz a "missão impossível" por terra de transportar grandes caixas vindas em camiões de Cáceres, onde foram feitas filmagens, para o estádio de futebol de Penha Garcia, transformado em armazém, a 10 quilómetros de Monsanto. E há seguranças com rádios. Uma mistura que suspendeu os dias tranquilos desta aldeia histórica.
Vai um reboliço, mas nada que preocupe os habitantes ou agentes económicos da aldeia. Com lotação completa por estes dias, sobretudo com trabalhadores espanhóis e outros da zona contratados pela produção para transportar equipamentos de menores dimensões.
Investir em quartos
Olga Figueira acredita que nada será igual em Monsanto depois da projeção do filme. E tem razões para acreditar porque, por coincidência, parece um negócio de família. "Tenho uma irmã que vive na zona de Bilbau, em Espanha, onde também foi filmada uma parte desta série. Aquilo depois foi uma correria de fãs para o local, em San Juan de Gaztelugatxe. Uma loucura". Por isso vai apressar a obra dos quartos para arrendar.
Os alojamentos até à fronteira, como o maior hotel da zona em Monfortinho Fonte Santa, estão com reservas até aos dias das filmagens.
No café Monsantino, o mais central, Carlos Dionísio espera o mesmo impacto depois das filmagens e já algum durante os trabalhos da produção. "Vou reforçar três vezes a água e a cerveja", diz a sorrir.
Amélia Mendonça , que vende artesanato, ficou mais descansada quando soube que as ruas que brevemente irão fechar estarão abertas aos habitantes. "Haveria de ser bonito com estes moradores que mal podem andar", frisa numa alusão à velhice.
"Vamos atribuir aos habitantes um dístico para que o segurança os deixe passar", conta João Costa, secretário da Junta, que disponibilizou o Forno Comunitário e duas salas para a produção. A Misericórdia vai também ceder espaços para reuniões técnicas e estacionamento. Haverá um catering no local das filmagens, desconhece-se por quem será servido e onde almoçará e jantará uma equipa de quase 200 pessoas durante as filmagens.
Secretismo
Uma Aldeia Histórica onde muitos não podem falar
"Não posso falar". São as respostas de quem está envolvido na logística. Desde seguranças, condutores, técnicos, gerentes de hotel, ninguém fala na Aldeia Histórica. Cada elemento, incluindo os figurantes, uns 20 da zona de Idanha-a-Nova e os restantes das grandes cidades, assinou um termo de confidencialidade. Diz-se que cada figurante ganhará 50 euros por dia. O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, questionado sobre o impacto económico, recusou prestar declarações, mas não esconde a satisfação.
Série de culto
Mais 10 episódios
"House of the Dragon", de 10 episódios, é a prequela da "Guerra dos Tronos", uma série de fantasia medieval americana idealizada por Ryan J. Condal e George R.R. Martin.
À espera desde 2019
Ao longo de oito temporadas, de 2011 até 2019, e mais de 60 episódios, "Guerra dos Tronos" inspira-se em cinco livros de Martin.
Cenas gravadas em Portugal
007 - Lisboa
Nos anos 60 do século passado, o realizador Peter Hunt rodou grande parte do "007 - Ao Serviço de Sua Majestade" em Lisboa, Estoril, Sesimbra, Palmela e Guincho.
Casa dos Espíritos - Lisboa
Bille August também escolheu Lisboa para gravar "A Casa dos Espíritos" (1993), com Jeremy Irons, Glenn Rose e Meryl Streep.
Frankie - Sintra
"Frankie", de Ira Sanchs, protagonizado por Isabelle Huppert, foi outras da produções que escolheram Portugal, em concreto, Sintra.
Comboio Noturno para Lisboa - Lisboa
O "Comboio Noturno para Lisboa" (2013) trouxe de novo Jeremy Irons como um professor suíço que segue viagem até Lisboa.
Conan - Miranda do Douro
Arnold Schwarzenegger gravou "O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio" (2019) em Espanha e em Budapeste, mas algumas cenas foram gravadas em Miranda do Douro.
Linhas de Wellington - Mealhada
"As Linhas de Wellington" (2012) tem cenas gravadas na serra do Buçaco.
