A concessionária do transporte público de Guimarães lamenta a falta de interesse das escolas e das associações de pais pela eliminação dos carros em volta dos estabelecimentos de ensino.
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A ideia de retirar o trânsito automóvel das ruas adjacentes aos estabelecimentos escolares foi lançada por Cristiana Lopes, responsável pelo marketing da Guimabus, durante uma mesa redonda sobre o futuro da mobilidade urbana, na Greenweek. O evento de sensibilização para a sustentabilidade ambiental está a decorrer, na alameda de São Dâmaso, e termina hoje , às 17.30 horas, com um”sunset”.
A concessionária do transporte público rodoviário, em Guimarães, reconhece que não tem sido fácil atrair os jovens para o uso do autocarro. “As nossas viaturas, de manhã, circulam com uma fila de carros atrás, com os pais a levarem os filhos à escola. Param em frente à escola ao mesmo tempo que o autocarro. Não faria mais sentido levá-los à paragem e deixá-los ir no transporte público”, questiona.
A responsável pelo marketing da Guimabus defende o encerramento das ruas adjacentes às escolas, “como já se faz em alguns países da Europa”. “Os alunos são deixados a duzentos ou trezentos metros da escola e fazem o resto do percurso a pé”, esclarece. Segundo Cristiana Lopes, não tem sido fácil sensibilizar a direção das escolas, nem as associações de pais para esta causa. “Até agora, conseguimos combinar uma reunião com uma associação, mas ainda não nos reunimos”, refere. “Na maior parte dos casos, é-nos até difícil entrar nas escolas, para fazer a promoção do transporte público”, queixa-se.
Município empenhado
Ao nível do Município, Cristiana Lopes reconhece que há técnicos, “com conhecimento de outras realidades, fora do país”, que estão do nosso lado. No que toca aos políticos, mostra-se mais reservada, dando a entender que a posição destes não é clara. Contudo, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, tem revelado planos para encerrar ao trânsito grandes áreas da zona central da cidade: alameda de São Dâmaso, parte superior do largo do Toural e rua de Santo António. Além disso, a Câmara também tem planos para nivelar o piso da avenida D. João IV e de limitar a velocidade de circulação nesta via, permitindo um uso partilhado por peões, ciclistas e automobilistas.