Guimarães junta-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre até este domingo, no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia, que se centra, este ano, no desperdício alimentar. O arranque da iniciativa ficou marcado pela apresentação da “Ecobox”, uma caixa sustentável a distribuir pelos restaurantes.
Corpo do artigo
A caixa sustentável vai ser distribuída gratuitamente pelos restaurantes, inicialmente apenas no Bairro C (zona de Couros Património da Humanidade), para que os clientes possam levar as sobras das suas refeições para casa.
O que torna esta “Ecobox” sustentável é o facto de “ser feita de um material que permite que, depois de usada, seja colocada na compostagem, à semelhança do que fazemos com os filtros do café ou as saquetas de chá”, explica Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem que se associa à Câmara e à Vitrus nesta ação. A embalagem visa reduzir o desperdício alimentar e vai ser distribuída gratuitamente aos restaurantes aderentes.
“Vamos aplicar o projeto no Bairro C, que o município decidiu que seria um laboratório para projetos da área da mobilidade, da energia e, neste caso, dos resíduos”, refere a vereadora com o pelouro do Ambiente e da Ação Climática, Sofia Ferreira.”O objetivo é, progressivamente, estender o projeto a toda a cidade”, completa Carlos Ribeiro.