Guimarães comemora, esta sexta-feira, 23 anos da classificação do Centro Histórico intramuros como Património da Humanidade.
Corpo do artigo
A data vai ser assinalada com a criação de símbolos da UNESCO, feitos com com velas, nos largos do Trovador e da Oliveira e junto ao Paço dos Duques de Bragança, numa iniciativa intitulada “Património Iluminado”. No dia 20, um concerto dos The Gift, no Centro Cultural Vila Flor, vai servir para marcar esta data e o primeiro ano da classificação da zona de Couros.
O Comité do Património Mundial inscreveu o Centro Histórico de Guimarães na Lista de Património Mundial em 13 de Dezembro de 2001, na sequência de um trabalho desenvolvido pelo Município para a recuperação do centro histórico.
Para festejar a conquista da distinção, esta sexta-feira, terá início a campanha "O Património são as pessoas", composta por entrevistas a pessoas envolvidas na classificação do centro histórico e da zona de Couros. Os vídeos resultantes deste trabalho vão ser lançados nos dias 13 e 19 de cada mês, até Junho de 2025. Às 17 horas, a zona em frente ao Paço dos Duques e os largos do Trovador e da Oliveira vão ser iluminados com velas formando o símbolo da UNESCO.
No dia 20, no CCVF, tem lugar o concerto dos The Gift, que chegou a estar marcado para 20 de setembro, quando que se assinalava um ano da elevação da zona de Couros a Património da Humanidade. Na altura, o concerto não se realizou devido ao mau tempo.
Com a classificação alargada à zona de Couros, em 2023, Guimarães passou a ter uma área de 40 hectares reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.