A Cidade Berço vai acender as luzes natalícias no dia 1 de dezembro, às 17.45 horas. No mesmo dia, abrem também as portas da casa do Pai Natal e o mercado de Natal. A animação de rua e o programa cultural prolongam-se até ao dia 7 de janeiro.
Corpo do artigo
O programa das festas de Natal e fim de ano em Guimarães arranca no dia 1 de dezembro, logo depois do Cortejo do Pinheiro, o ponto alto das festas dos estudantes da cidade - as Nicolinas. No mercado de natal, no Largo Condessa do Juncal haverá uma tenda dedicada à animação circense, peças teatrais e teatro de marionetas.
O primeiro momento musical acontece logo no primeiro dia, com o "Street Gospel Choir", no Largo do Toural, a partir das 17.30 horas. No dia 8, o Ensemble de Clarinetes da Sociedade Musical de Pevidém anima o mercado de Natal e, no dia 9, às 21 horas, é a vez da Banda Musical das Taipas. Ainda no dia 9, mas em Brito, apresenta-se o Quarteto de Cordas de Guimarães, que repete a dose no dia 10.
Também no dia 9, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Sofia Escobar dá um concerto cuja receita reverte a favor da recuperação da capela do século XVI, da padroeira da paróquia.
No dia 23, volta a Sociedade Musical de Pevidém, desta vez acompanhando o Coro da Academia Albano Coelho Lima. No dia 17, na igreja de São Francisco, os Jovens Cantores do Conservatório de Guimarães dão um concerto de Natal e, no dia 23, na igreja de São Domingos, vai-se ouvir a Orquestra de Cordas do Conservatório de Guimarães.
A passagem de ano no Berço vai ser assinalada em festa no Largo do Toural, entre as 22 e as 4 horas. O habitual concerto de ano novo, no Centro Cultural Vila Flor, acontece no dia 1 de janeiro, às 17 horas, com a Orquestra de Guimarães e a participação da academia de bailado da cidade.