A cidade vencedora vai ser anunciada em outubro, em Talin, que é detentora da distinção este ano.
Corpo do artigo
O município vimaranense está na lista das três cidades que continuam na disputa para ser Capital Verde Europeia (CVE) 2025. Guimarães, Graz, na Áustria, e Vílnius, na Lituânia, foram as três cidades mais bem classificadas entre as dez que concorreram. Estas três mantém-se agora na corrida cujo resultado final será conhecido em outubro.
O anúncio da “shortlist” foi feito esta quinta-feira pela Comissão Europeia depois de avaliar as candidaturas no que toca a sete parâmetros: a qualidade do ar, a qualidade da água, a biodiversidade, espaços verdes e uso sustentável do solo, a economia circular e resíduos, o ruído, a mitigação das alterações climáticas e a adaptação às alterações climáticas.
A cidade eleita para ser CVE, em 2025, será conhecida a 5 de outubro, em Talin, capital da Estónia, que é a detentora da distinção este ano. Além da visibilidade gerada pelo título, a cidade vencedora recebe um prémio de 600 mil euros para implementar a sua estratégia e envolver os seus cidadãos na iniciativa.
As outras cidades candidatas e que agora foram eliminadas eram: Brescia, Cagliari e Novara, de Itália, Poznán e Rzeszow, da Polónia, Brasov, Roménia e Logroño, Espanha.