Guimarães faz parte de uma shortlist de três cidades, juntamente com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), da qual vai sair a Capital Verde Europeia (CVE) 2026. O anúncio da cidade vencedora está marcado para o dia 27, em Valência, mas catástrofe no leste de Espanha pode adiar a cerimónia.
Corpo do artigo
Guimarães faz parte de uma shortlist de três cidades, juntamente com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), da qual vai sair a Capital Verde Europeia (CVE) 2026. Já Águeda está entre os finalistas do prémio Green Leaf, para cidades de menor dimensão, com população inferior a 20 mil habitantes, enfrentando Saint-Quentin (França), Sant Boi de Llobregat (Espanha) e Vaasa (Finlândia).
O anúncio dos vencedores está marcado para dia 27, em Valência, a Capital Verde Europeia 2024. Em função da catástrofe que atingiu aquela cidade do leste de Espanha, não é ainda absolutamente certo que a cerimónia se realize na data prevista.
Concorreram ao título de CVE, além das cidades portuguesas de Guimarães e Braga, outras sete urbes: Brasov (Roménia), Córdoba (Espanha), Heilbronn (Alemanha), Klagenfurt on Lake Wörthersee e Linz (Áustria), Riga (Letónia) e Rybnik (Polónia).