O município de Guimarães apresentou, esta semana, a candidatura para Capital Verde Europeia (CVE) 2026. A shortlist das finalistas da CVE 2026 será anunciada em junho e a cidade vencedora será conhecida em outubro.
Corpo do artigo
“Guimarães tem realizado, nos últimos anos, um trabalho de excelência no que respeita ao ambiente, sendo atualmente uma referência a nível mundial nesta área”, afirma Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal.
Na corrida para CVE 2025, a candidatura vimaranense atingiu a final, juntamente com Graz, da Áustria, e Vilnius, da Lituânia. O título acabou por ser atribuído à cidade lituana, mas a cidade portuguesa manifestou, de imediato, a vontade de voltar a concorrer. “Além do sucesso dos diversos projetos que temos em curso para a transformação sustentável do território e para atingir a neutralidade climática, destaco ainda o processo de sensibilização, com o objetivo de unir toda a população e colocar os cidadãos no centro deste caminho de futuro ambientalmente sustentável”, sublinha Domingos Bragança.
A CVE foi criada, em 2010, pela Comissão Europeia, reconhecendo anualmente uma cidade líder nos padrões ambientais e metas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas. Essas cidades servem como modelos inspiradores para outras, liderando transformações sociais e implementando o Pacto Ecológico Europeu. São elegíveis as cidades com mais de 100 mil habitantes dos Estados-Membros da UE, países candidatos e alguns países associados.