Costa e Oliveira do Castelo vão ter nova rede de escoamento de água pluviais para as bacias de retenção.
Corpo do artigo
O Município de Guimarães está a intervir na rede de águas pluviais das freguesias da Costa e de Oliveira do Castelo. A obra começou no dia 29 de maio e deve ficar concluída até ao final deste ano, construindo uma nova rede de águas pluviais, que se iniciará na Rua Padre António Caldas e seguirá ao longo das ruas Dr. João Alberto Mota Prego de Faria e Antero de Quental, terminando na Rua Almirante Gago Coutinho.
Em comunicado, a Câmara informa que a empreitada, no valor aproximado de 420 mil euros, tem como "objetivo desviar parte das águas pluviais que atualmente são escoadas pela rede existente na Rua Padre António Caldas, redirecionando-as para a bacia de retenção existente no Parque da Cidade."
Esta intervenção deve aliviar as redes de drenagem de águas que se encontram a jusante da Rua Padre António Caldas e otimizar o funcionamento das bacias de retenção instaladas ao longo da Ribeira de Couros, de forma a prevenir, mais eficazmente, a ocorrência de inundações na parte baixa da cidade.
As bacias de retenção da Ribeira de Couros foram inauguradas em 2015. Desde essa altura as três mini-barragens têm evitado as cheias recorrentes na parte baixa da Cidade Berço.