Em Guimarães há agora uma nova forma de turismo. Juntamente com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o município apresentou a rota de turismo industrial do concelho. A partir de agora, qualquer cidadão local, turista nacional ou internacional poderá escolher uma das seis empresas que compõem esta rota e visitá-las.
Corpo do artigo
Os visitantes podem assim ficar a conhecer o seu método de produção, o espaço de trabalho, as antigas formas de produzir, bem como a visão de futuro de cada uma.
A rota de turismo industrial de Guimarães, assinada formalmente, na quinta-feira, entre o município, o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e todas as empresas que a constituem, foi lançada sob o mote “sentir o pulso da indústria vimaranense é ver como se faz... bem feito”. Durante a apresentação, que decorreu nas instalações da Lameirinho, em Selho S. Jorge, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, endereçou um “convite público a que outras empresas da região se associem à iniciativa”.
Domingos Bragança afirmou ainda que o turismo industrial é uma forma de acrescentar valor reputacional às empresas que participam, uma vez que, “ao abrir-se a visitas, está a mostrar o seu processo de forma transparente”. A nova forma de turismo no concelho servirá para “dar a conhecer a história industrial do passado e do futuro”, rematou.