A Green Week, uma iniciativa do Município de Guimarães que tem como objetivo partilhar com a comunidade o compromisso da sustentabilidade ambiental, começou esta sexta-feira.
Corpo do artigo
O lema da edição deste ano é: “A caminho da Capital Verde Europeia (CVE) 2026”. O primeiro momento do evento foi a assinatura da Carta de Intenções da CVE pelo presidente da câmara, Domingos Bragança, e por Patrick Child, diretor-geral para o Ambiente da Comissão Europeia (CE). O autarca de Guimarães manifestou interesse em receber, no próximo ano, o encontro da Missão Cidades e prometeu construir um edifício que ficará como referência da CVE.
A abertura da Green Week ficou marcada pela assinatura do documento de compromisso entre o município e a CE, onde estão discriminadas medidas que vão ser tomadas nas sete áreas avaliadas para atribuir o galardão de CVE: qualidade do ar; gestão da água; biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável do solo; resíduos e economia circular; mitigação de alterações climáticas; adaptação para alterações climáticas.
Patrick Child, que assinou a Carta de Intenções em nome da CE, destacou medidas como o Pacto Climático e a Cintura Verde. O primeiro, é um acordo que envolve cidadãos, empresas, instituições e o município num esforço colaborativo para a descarbonização do território, com o objetivo de atingir a neutralidade climática em 2030. A Cintura Verde é um projeto que visa criar um perímetro verde em volta da cidade, com a plantação de 30 mil árvores autóctones.
Domingos Bragança aproveitou a presença do responsável da CE para apresentar a disponibilidade de Guimarães para receber, no próximo ano, a reunião da Missão 100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030. O presidente da câmara lançou a ideia de construir um edifício que “fique como marca” da CVE, embora ainda não tenha concretizado onde nem com que função. A Green Week prolonga-se até domingo, na alameda de São Dâmaso, com várias iniciativas, todas elas com o Ambiente como pano de fundo.
Pormenores
Festa noturna
No sábado, às 22.30, há um espetáculo piromusical ecológico, no largo República do Brasil, depois atua Luís Trigacheiro e a noite continua com DJ set.
Reutilizar
No domingo, entre as 14.30 horas e as 18 horas, realiza-se um mercado de produtos em segunda mão na alameda de São Dâmaso.