
Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, foi recebido na Câmara de Guimarães
Foto: DR/Câmara de Guimarães
O presidente da Assembleia da República esteve na Cidade Berço e ouviu as pretensões dos vimaranenses para os 900 anos da Batalha de São Mamede.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, comunicou, na segunda-feira, ao presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, o seu desejo de ver o dia 24 de junho reconhecido como feriado nacional, evocando aquilo que chamou "o dia um de Portugal". A data já é celebrada em Guimarães, como feriado municipal, lembrando a Batalha de São Mamede.
O primeiro ato solene presidido pelo novo autarca de Guimarães, Ricardo Araújo, foi a receção ao presidente da AR no salão nobre dos Paços do Concelho. A ocasião foi aproveitada para lembrar a importância da Batalha de São Mamede na formação do Reino de Portugal e os 900 anos sobre esta data que se avizinham, em 2028.
"Celebrar os 900 anos da Batalha de S. Mamede é celebrar Portugal. E é reafirmar que o momento fundador dessa nacionalidade ocorreu, em 1128, aqui, em Guimarães. Parece-nos, por isso, perfeitamente justo e legítimo ambicionarmos que, em 2028, o 24 de junho seja celebrado condignamente a nível nacional. Desde logo, sendo feriado nacional no 24 de junho de 2028. É algo que é importante para a celebração de Portugal. Nós queremos que estas celebrações partam de Guimarães, mas que sejam nacionais", afirmou Ricardo Araújo.
Aguiar-Branco preside à Comissão de Honra
O edil vimaranense lembrou que José Pedro Aguiar-Branco preside à Comissão de Honra das comemorações e apelou aos seus "bons ofícios" para que o 24 de junho, "dia um de Portugal", possa ser celebrado "condignamente como feriado nacional".
O presidente da AR encorajou a Câmara de Guimarães a articular os preparativos destas comemorações com o Parlamento, de forma a que as iniciativas possam decorrer não só em Guimarães, mas também em Lisboa, por forma a reforçar o seu alcance e afirmação nacional.

