A primeira Assembleia de Cidadãos, no âmbito do projeto “Bairro C: Compromisso Carbono Zero”, vai realizar-se este sábado, entre as 16 e as 20 horas, no Mercado Municipal de Guimarães.
Corpo do artigo
O objetivo da reunião, promovida pela Câmara Municipal e pelo Laboratório da Paisagem, é convocar e envolver os cidadãos na discussão e deliberação de ações com vista a tornar o Bairro C carbonicamente neutro.
O Bairro C corresponde à área que, em setembro do ano passado, obteve o reconhecimento da UNESCO como Património da Humanidade. A Câmara Municipal tem como objetivo tornar esta área da cidade neutra em termos de emissões e para isso quer envolver os cidadãos. Este sábado, realiza-se a primeira de três assembleias com a presença de especialistas, para ajudar os cidadãos a tomarem decisões nas quatro áreas-chave: mobilidade, economia circular, biodiversidade e energia.
A Assembleia de Cidadãos será composta por um máximo de cem pessoas, 80% das quais deverão ser moradores nas freguesias que integram o Bairro C (UF Cidade, Creixomil e Urgeses) e os restantes de residentes em outras freguesias do concelho. Pretende-se também alcançar uma igualdade entre o número de participantes dos sexos masculino e feminino, bem como a inclusão de pessoas de todos os grupos etários, dos 16 até aos maiores de 65 anos.
Pacto com os cidadãos para a neutralidade
O projeto-piloto “Bairro C: Compromisso Carbono Zero” pretende fazer uma abordagem integral nos domínios da energia, mobilidade, resíduos e uso do solo. O projeto assenta num pacto com os cidadãos para a neutralidade, promovendo a utilização dos transportes públicos, a eficiência energética, nomeadamente através da produção local de energia renovável em edifícios históricos e estratégias de economia circular.