O passeio de charretes das Festas Gualterianas, em Guimarães, teve, este domingo, a sua 20ª edição. “Começou informalmente, como um passeio de alguns amigos que tinham atrelagens e gostavam de cavalos” Este é um dos números mais aguardados das festas, que voltou a juntar milhares de pessoas ao longo das ruas da cidade.
Corpo do artigo
“Começou informalmente, como um passeio de alguns amigos que tinham atrelagens e gostavam de cavalos”, conta António Fernandes, presidente da Assembleia Geral da associação Cavalos com Tradição, responsável pela organização do cortejo. Atualmente, é um dos números mais aguardados das festas, juntando milhares de pessoas.
O Largo do Toural, onde os carros passam duas vezes, é um dos locais preferidos pelas pessoas para verem o cortejo, até porque, há paragem para os participantes receberem lembranças das mãos do presidente da Câmara e dos vereadores. Com as charretes paradas, é a oportunidade para quem está por ali fazer uma selfie com os cavalos ou com quem vai nas charretes, sempre vestidos a rigor. “Estar trajado a preceito é uma condição indispensável para participar, não há aqui calças de ganga”, esclarece António Fernandes.